Pastoral Evangelização

Catequese

A equipa coordenadora da catequese é composta por:

Elisabete Costa (Milagres), Roberto Costa (Milagres), Lurdes Massa (Milagres);

Sofia Almeida (Saúde), Dolores Silva (Saúde);

Selicia Ferreira (Piedade); Valeriano Correia (Piedade)

Reúne membros dos três centros de catequese formando uma equipa única que se reúne para, em conjunto, preparar previamente as reuniões de catequistas e preparar os momentos eucarísticos fortes (Advento/Natal e Quaresma/Páscoa) entre outras festas e atividades organizadas pela catequese ou nas quais a catequese participe.

Os três centros reúnem cerca de 55 catequistas.

Jovens

Caminhantes

Os Jovens Caminhantes são um grupo criado a 21 de março de 1997 com o propósito de juntar e unir jovens na doutrina cristã seguindo os ensinamentos da palavra de Deus. Neste momento é coordenado pelo animador geral Afonso Silva, o animador socio-religioso Júlio Benevides e a Secretária Carina Cabral.

Atualmente é composto por 25 jovens de idades entre os 16 aos 30 anos, sempre prontos a colaborar com toda a comunidade em qualquer vertente: social, religiosa e/ou cultural.

Normalmente animam as eucaristias de sábado na Igreja de Nossa Senhora da Saúde, assim como também animam Eucaristias em outras igrejas quando solicitado, como casamentos, batizados e outras festas religiosas.

Participam e organizam momentos de oração, festividades religiosas/culturais e ajudam causas de solidariedade, entre outras atividades. Qualquer desafio que é proposto pela comunidade é aceite.

Todos os jovens interessados em juntar-se ao grupo precisam apenas do sacramento do crisma. Os encontros são geralmente à quarta-feira na igreja para ensaiar para a missa e, marcam reuniões noutros dias conforme vai sendo necessário preparar algumas atividades.

Sementes da Esperança

O grupo Sementes da Esperança iniciou atividade a 27 de maio de 2017. São jovens terminando o seu percurso na catequese e jovens que já receberam o Sacramento do Crisma. O seu lema é manter viva a esperança e deixar a sua marca nos locais por onde passam. Em cada mês animam uma Eucaristia ao sábado e fazem uma ou duas atividades tanto religiosas, sociais e culturais, sempre em função do próximo e em forma de descoberta.