Igreja Arrifes

Igreja de N. Sr.ª dos Milagres

Nos primórdios do séc. XIX foi erigida uma nova ermida em honra de Nª Sr.ª dos Milagres, com o principal contributo de Bartolomeu Afonso de Sousa. Foi essencialmente um templo construído pelo povo que se fixou na nova zona habitacional desta comunidade. Este templo apresenta grandes semelhanças arquitetónicas com a igreja da Piedade, sobretudo no que diz respeito à fachada. Tornou-se paróquia em 1959 através do contributo do sacerdote Manuel Falcão Dinis. No interior da igreja, o lugar de destaque é a capela, com um arco de volta perfeita ao fundo. Exibe-se aqui um retábulo de inspiração rococó, de talha dourada e pintada. O corpo do templo é revestido por um lambrim de inspiração rocaille, em azul, rosa e dourado e composto por pássaros, cordas, vasos e folhagens, emoldurados por elementos vegetalistas.

Ver Localização

(*) Se pretender fazer o seu donativo poderá fazê-lo através do IBAN: PT50 0160 0100 0030 8250 00845

Igreja de N. Sr.ª da Saúde

A ermida dedicada a Nª Sr.ª da Saúde surgiu no início do séc. XVII, pela mão de Margarida Bettencourt da Câmara. Tornou-se curato cerca de cem anos depois e em 1833 tornou-se paróquia. No último quartel do séc. XVIII foi alvo de obras de ampliação, que lhe conferiram o aspeto atual. A capela da primitiva ermida foi incorporada, passando a capela lateral direita. O lado da Epístola apresenta uma porta que sustém o brasão de armas da sua fundadora. No interior da igreja surgem três naves separadas por arcos de volta perfeita que assentam em pilares. A capela-mor apresenta um imponente retábulo de inspiração barroca. No altar lateral esquerdo do templo encerra um painel com a representação da Sagrada Parentela em pintura e em alto-relevo. A obra O Quadro das Almas, encomendada em 1939 a Domingos Rebelo, um dos maiores pintores micaelenses, encontra-se fora do lugar a que estava originalmente destinada - o batistério - com a agravante de situar-se numa sala sem as devidas condições atmosféricas e de preservação.

Ver Localização

(*) Se pretender fazer o seu donativo poderá fazê-lo através do IBAN: PT50 0160 0100 0055 1410 00712

Igreja de N. Sr.ª da Piedade

O primeiro templo foi dedicado a Nª Sr.ª da Piedade, mandado edificar por João Dias de Carvalho, possivelmente no final do séc. XV, início do XVI. No final de setecentos, sofreu alterações que lhe deram o aspeto das ermidas ricas de influências barrocas. O frontal do altar foi revestido por azulejos e foi construído o teto do corpo principal do templo em abóbada de berço, tal como o da capela-mor, que exibe uma Pietá de características barrocas. Permaneceu nas mãos de particulares até pelo menos, finais do séc. XIX. As últimas alterações significativas ocorreram em 1975. Para além de terem destruído o pináculo direito no cimo da fachada, o retábulo de madeira, foi deitado fora. Foi substituído por um nicho de pedra de lavoura e ainda colocação de painéis de azulejos pré-fabricados.

Ver Localização

(*) Se pretender fazer o seu donativo poderá fazê-lo através do IBAN: PT50 0160 0100 0033 56500 00391

Padre Davide de Jesus Rocha Barcelos

Formação Académica

Teologia/Estudos Teológicos
1994-2004

Ordenação Diaconal
14 de Março de 2004

Ordenação Presbiteral
18 de Setembro de 2004

Vigário Paroquial da Matriz da Horta
Setembro de 2004 a Junho de 2005

Pároco da Praia do Almoxarife e Pedro Miguel
Setembro de 2005 a Julho de 2006

Pároco "In Solidum" na Ilha das Flores
Setembro de 2006 a Julho de 2015

Ouvidor Eclesiástico da Ilha das Flores
Setembro de 2006 a Junho de 2015

Presidente da Cáritas da Ilha das Flores
Setembro 2006 – Julho de 2015

Presidente do Centro de Bem Estar Social “O Girassol”
Setembro de 2009 – Julho de 2015

Provedor da Santa Casa da Misericórdia das Lajes das Flores
Outubro de 2012 – Julho de 2015

Presidente do Centro Social e Paroquial de Arrifes
Julho de 2015 – o momento

Diretor Espiritual Diocesano do Movimento Carismático
Setembro de 2018 – o momento

Diretor Espiritual dos Cursilhos de Cristandade
Setembro 2016 – o momento

Diretor Espiritual Grupo Coordenador dos Romeiros de São Miguel
Outubro 2018 – o momento

Orientações Diocesanas de Pastoral

Comunidade evangelizada em comunhão missionária.

Saber Mais

Orgãos

Conselho Pastoral

Secretariado Permanente:
Padre Davide de Jesus Rocha Barcelos (Presidente)
Carlos Manuel Cabral Soares

Susete Conceição Oliveira Melo Ventura
Valter Manuel Arruda Massa

Conselho Económico

O Conselho para os Assuntos Económicos da Igreja Arrifes é representado por um elemento de cada comunidade e alguns convidados, presidido pelo Pároco, e tem como missão ajudá-lo na recta e justa administração dos bens materiais da Igreja Arrifes. Da sua competência e sentido de co-responsabilidade espera-se deste Conselho, a melhor colaboração para o melhor desenvolvimento espiritual, pastoral e comunitário da Unidade Pastoral.